Ciclos verdadeiros entre pessoas que dão sentido e fazem a conexão com resultado não podem faltar no seu plano de marketing

Marketing é o que move o mundo. Move e posiciona a sua marca, conecta você ao mundo lá fora. Desde que o mundo é mundo e os humanos deixaram de caçar para se alimentar, pode-se dizer que o marketing existe. É uma atividade muito antiga, que já fazia parte das negociações e movimentos em tempos de escambo, por exemplo.

Embora tenham mudado as características e as estratégias, e até mesmo o conceito em si, o objetivo era muito semelhante: buscava-se ser o escolhido em detrimento de outras opções disponíveis, seja lá qual fosse a prática comercial.

Marketing é a inteligência necessária para que uma empresa defina quais produtos ou serviços podem cativar um público-alvo. Para então traçar estratégias de comercialização, comunicação, distribuição e fidelização.

Para fidelizar um cliente é preciso saber bem o que quer, o que vende e o que faz com seu cliente após a venda para que ele permaneça precisando de você. Isso é o que chamamos de plano de marketing.

Uma marca sem um estudo de branding pode ver tudo que construiu um dia ir por água abaixo, por não ter seguido um planejamento estratégico, e feito tudo sem uma estratégia que vai realmente gerar conexão com todos os pontos principais da empresa e o cliente.

Toda grande empresa que procura crescer e expandir sua participação no mercado precisa investir no marketing digital ativo e atualizado com o mercado para criar boas estratégias que contribuem para o crescimento da empresa.

Essa estratégia começa com um plano de marketing, que é a base de todas as ações que o time de marketing vai realizar. Pense no plano como o mapa da mina, o caminho para utilizar o marketing como uma ferramenta de crescimento e não apenas de apoio. Por isso, é importante que a empresa tenha um responsável por essa área, que acaba sendo vital para o desenvolvimento do empreendimento.

Para isso deve se manter uma pessoa responsável pela elaboração do plano de marketing e esta deve fazer o acompanhamento do que foi elaborado e deve prover a empresa de condições para que ocorra a execução efetiva do que foi planejado. O processo de acompanhamento é fundamental para que possíveis correções e mudanças sejam adotadas no momento correto e o plano de marketing seja realmente efetivo para a empresa.

Outro fator importante para elaboração de um bom plano de marketing para uma empresa é lembrar que todas as ações de marketing adotadas pela empresa precisam ser registradas, tenham sido essas ações positivas ou não, de forma que a empresa crie um histórico das ações tomadas e possa avaliar os resultados.

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